Smarts Cities
do Grupo PIE e Vodafone
Contexto
No âmbito do desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes está inevitavelmente a redução da pegada carbónica dos processos de logística e distribuição last-mile, nesse sentido a convite do Grupo PIE e da Vodafone, foi desenvolvido um projeto inovador de transformação urbana criando pontos de entrega, guarda e recolha de objectos e encomendas, agnósticos, onde se podem centralizar estas actividades através da integração de tecnologias avançadas que melhoram a gestão de recursos urbanos e a qualidade de vida dos cidadãos.
Desafio
O grande desafio consistiu em criar uma solução que permitisse unificar perfeitamente as experiências de compra online e física, assim como a comodidade dos munícipes, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de adquirir produtos digitalmente e recolhê-los fisicamente de forma imediata e conveniente, enquanto se optimizam os processos logísticos e operacionais no ponto de venda.

Solução
O sistema Pick-a-Buy tornou esta solução possível através da sua plataforma tecnológica integrada, que permitiu a criação de um ecossistema completo de gestão de encomendas. A solução incluiu a sincronização em tempo real de inventários entre canais online e físicos, a gestão automática de reservas e um processo de recolha autónomo através de cacifos inteligentes. O Sistema Pick-a-Buy garante a gestão de todo o fluxo digital, desde as notificações em tempo real sobre o estado dos pedidos até à geração de códigos únicos para levantamento seguro nos Hubs de cacifos, assegurando uma experiência perfeita e eficiente para os utilizadores.
Resultados
A implementação do sistema Pick-a-Buy foi efectuada em modo de piloto abrangendo cerca de 20 vidrões e 60 HORECAS, tendo provado a sua viavibilidade e permitido alcançar um aumento significativo da reciclagem de vidro nos vidrões aderentes do concelho de Cascais. Nesta fase, o sistema de recompensas automatizado não foi implementado, mas prevê-se que o seja em novo piloto previsto realizar. Esta iniciativa demonstra como o Pick-a-Buy pode impulsionar a transição para uma economia circular, promovendo comportamentos ambientalmente responsáveis de forma eficiente, escalável e mensurável.