Soc. Ponto Verde / Cascais Ambiente

Contexto

A Sociedade Ponto Verde, com o apoio da Cascais Ambiente, lançou o projeto Vidrão Inteligente, uma iniciativa inovadora destinada a promover a reciclagem de vidro no setor HORECA (hotéis, restaurantes e cafés). Este projeto combina tecnologia avançada com um programa de incentivos, permitindo monitorizar e recompensar proporcionalmente ao esforço, as práticas de reciclagem dos estabelecimentos comerciais de forma eficiente e transparente.

Desafio

O principal objetivo era aumentar as taxas de reciclagem de vidro no setor HORECA, criando um sistema que motivasse a participação ativa dos estabelecimentos e proporcional ao seu empenho na reciclagem de vidro. Havia assim necessidade de desenvolver uma solução que permitisse medir a quantidade e a frequência dos depósitos de vidro, para posteriormente atribuir recompensas justas e tangíveis. Por outro lado, deveria garantir que o processo fosse automatizado, simples, fácil e autónomo, sem depender de intervenção ou assistência constante.

Solução

O sistema Pick-a-Buy tornou possível esta iniciativa através da sua plataforma tecnológica integrada. A solução permitiu a implementação de vidrões inteligentes equipados com fechaduras NFC (que funcionam sem necessidade de qualquer fonte de energia – é o NFC do telemóvel autorizado que as alimenta), sendo altamente resistentes e vocacionadas para usos em ambientes agrestes, como são os vidrões.
O Sistema Pick-a-Buy gere todo o processo digital, desde a identificação dos estabelecimentos através de tokens ou da aplicação móvel, até ao registo e contabilização de cada depósito que realiza. Em função do volume de vidro reciclado por cada vidrão, tendo por base os HORECAS que a cada estão associados, a plataforma calcula automaticamente a contribuição de cada estabelecimento e atribui créditos, que poderão ser convertíveis em descontos diretos, por exemplo, na taxa de resíduos municipais.

Resultados

A implementação do sistema Pick-a-Buy foi efectuada em modo de piloto abrangendo cerca de 20 vidrões e 60 HORECAS, tendo provado a sua viavibilidade e permitido alcançar um aumento significativo da reciclagem de vidro nos vidrões aderentes do concelho de Cascais. Nesta fase, o sistema de recompensas automatizado não foi implementado, mas prevê-se que o seja em novo piloto previsto realizar.
Esta iniciativa demonstra como o Pick-a-Buy pode impulsionar a transição para uma economia circular, promovendo comportamentos ambientalmente responsáveis de forma eficiente, escalável e mensurável.