As tendências de 2021 em diante
Segundo a McKinsey, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, as tendências que que caraterizam ano de 2021 e a situação económica pós-pandemia com foco nos Estados Unidos, definem algo em comum em relação a nova mentalidade do consumidor nesta era digital, tais como:
• Com o retorno de segurança na área da saúde, resultante da vacinação, os consumidores voltam a gastar tempo e dinheiro, fora de casa, regressando aos níveis pré pandemia.
• A produtividade digital aumenta os ganhos e acelera a 4ª. Revolução Industrial. Com a pandemia, a área digital acelerou entre 3 e 7 anos, o que vai ser de grande importância para a produtividade nacional. Desde 2020, essa produtividade aumentou em 4.1%, sendo o maior crescimento histórico.
• A pandemia provocou mudanças concretas no comportamento de compra do consumidor. Nos Estados Unidos, a área de E-commerce cresceu 3x mais e mais rápido nos anos de 2019 a 2020 do que nos 5 anos anteriores. As vendas online na distribuição moderna aumentaram 93% em 2020.
O Mundo digital está a tomar conta e a mudar o que antes conhecíamos como o comportamento do consumidor. Após este grande impacto da pandemia na vida de toda a gente, a tendência é procurar mais segurança e praticidade nas pequenas ações diárias.
Fonte: Mckinsey, 4 de Janeiro, 2021